top of page
  • Foto do escritorAllan Camelo

Como proteger os seus dados?


SEGURANÇA

A pandemia trouxe o distanciamento social e, com isso, novas possibilidades para o trabalho, justamente pela necessidade do remoto. Afinal, o recomendado é não estar mais no ambiente profissional e, para alguns, é possível dar continuidade em projetos pelo computador pessoal, com o auxílio da internet.

Assim como as paredes dos lares se transformaram em escritórios, essa mudança também trouxe um ponto de virada para o próprio computador, que antes, normalmente, era utilizado apenas para trabalhos pessoais ou lazer.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a proteger seus dados:

1. Use senhas fortes

Este assunto pode parecer batido, mas muitas pessoas ainda utilizam senhas muito simples, o que é um atrativo para pessoas mal-intencionadas. Por isso, não use a mesma senha para todos os dispositivos e nem sequências simples, como ABCD ou 12345, muito menos sua data de aniversário.

Para evitar ataques cibernéticos, prefira sempre senhas fortes, mais longas e com uma combinação de caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, e números. Se possível, altere suas senhas periodicamente e habilite a verificação em duas etapas em todas as contas que dão esse suporte — como o e-mail e WhatsApp, por exemplo.


2. Utilize um gerenciador de senhas

Para ajudar no gerenciamento das suas senhas, alguns softwares podem ser utilizados junto a sensores de digitais. Para isso, os laptops precisam ter um leitor de digitais e algumas marcas, como a HP, oferecem essa tecnologia em seus dispositivos.

Existem diversos gerenciadores de senhas, como 1Password, LastPass, Bitwarden, Dashlane, Keeper, entre outros. Eles ajudam a guardar sua senha de forma segura — inclusive as de cartão de crédito —, gerar senhas fortes automaticamente e alterá-las de forma simples.

3. Cuide ao abrir links e arquivos

Tenha sempre cautela na hora de abrir arquivos e links recebidos de terceiros. Antes de abri-los, verifique se são realmente seguros, mas se não tiver certeza, não abra.

Também é importante se lembrar de não instalar softwares/aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas oficiais.

Mais de 350.000 novas variantes de malware são criadas todos os dias, e se você quiser acompanhar, é melhor combater o fogo com fogo. Antivírus tradicionais nem sempre podem reconhecer novos ataques, por isso é bom contar com novas tecnologias e sistemas para aumentar sua segurança:

  • Sure Sense: defensa inteligente contra ameaças. Esse sistema usa algoritmos de aprendizagem profunda proprietários e tecnologia de rede neural avançada para reconhecer instintivamente qualquer malware e proteger contra ataques nunca vistos.

  • Sure View: proteja instantaneamente suas informações contra hackers visuais com a tela de privacidade integrada do HP Sure View. Com o toque de um botão, sua tela aparece ilegível para aqueles ao seu redor.

  • Sure click: proteja seu PC de sites e anexos. O HP Sure Click é uma medida de segurança imposta por hardware que isola o malware em uma máquina virtual para impedi-lo de infectar o sistema.

4. Tenha um equipamento com auto recuperação da BIOS

Ter um notebook com capacidade para se recuperar do zero, reinstalando o sistema operacional em caso de perda total dos dados, é um caminho importante para quem preza pela segurança.

Afinal, ataques de firmware podem destruir completamente seu computador. A HP oferece essa tecnologia em suas séries de computadores, ajudando a recuperar o sistema de entrada e saída, ou somente BIOS, corrompido a partir do bloqueio de boot.

Essa é a primeira e única BIOS autorreparável do mundo. Além disso, o HP Sure Start protege contra ataques LoJax e outros ataques BIOS/UEFI sofisticados.

5. Preze por sua privacidade

Muitas pessoas colam adesivos em suas webcams com medo de estarem sendo observadas. Por isso, ter um computador com câmera de privacidade também dá um alívio para os usuários. Esse tipo de tecnologia informa, por sinal luminoso, quando o dispositivo está ativo e captando imagens.

Outro componente importante pensando na privacidade são as superfícies antirreflexo das telas, garantindo a visibilidade do conteúdo apenas para quem está em frente ao equipamento.

Muitos usuários colocam películas adesivas para adquirirem essa funcionalidade e, pensando nisso, a HP criou a tecnologia Sure View, que já entrega as telas com esse benefício.

Para mais informações entre em contato com a Bússola 360!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page